quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Artes marciais - IAIDO






Eai pessoal, hoje quero compartilhar com vocês uma coisa que eu faço e acho muito legal.
Você já ouviu falar em IAIDO?  É uma arte marcial milenar japonesa, eu pratico essa arte e amo muito, por isso gostaria de compartilhar com você, já que ela não é tão popular quanto o Karatê ou o Kung-Fu ou Muay Thay entre outras. Esta arte se dedica ao manuseio da KATANA a espada samurai.
Durante os treinos somos submetidos a um estado de equilíbrio emocional e espiritual para que possamos praticar com o Maximo de dedicação e perfeição as técnicas do corpo. O condicionamento físico é um dos requisitos para um bom desenvolvimento na arte, e eu assumo que estou um pouco acima do peso, por esse motivo não estou tão em dia com minhas obrigações marciais, mas já estou dando um jeito nisso hehehe.
Além de praticar as técnicas desta arte nós devemos estudar , também a cultura do pais onde originou-se o iaido bem como sua língua pátria, sua historia e filosofia e tentar pratica-la no nosso dia a dia, claro que ninguém vai sair por ai cortando todo mundo pela rua com uma espada hehehe, mas toda condição de equilíbrio e filosófica que aprendemos no “dojan” deve ser aplicada em nossas vidas.


“O iaidô, como é conhecido atualmente, começou, provavelmente, com Iizasa Choisai, o fundador do estilo Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu. Essa escola incluía em seu currículo a prática com vários tipos de armas, desde o uso da Katana e do bastão Jo, do arremesso de faca e de Naginata. Uma parte de seu currículo consistia na técnica de desembainhar rápido e golpear imediatamente com o uso de espadas, ou seja, Iai.
A prática do iaidô se reveste de grande profundidade pois o Iai tem como objetivo o autodomínio do praticante e a derrota do adversário sem a necessidade de desembainhar a katana. Em outras palavras, a conquista psicológica do adversário sem que haja necessidade do uso da espada.
A prática é feita visualizando-se os inimigos de acordo com os princípios de cada kata, não tendo necessariamente um oponente físico. Para fins didáticos, podem-se executar os movimentos com oponentes reais.
Um iniciante na arte utiliza uma espada de madeira (bokutô) ou uma iaitô (espada com lâmina de liga metálica). Os praticantes mais avançados utilizam shinken, espadas de aço com fio.
Cada kata segue a mesma estrutura básica de quatro partes: Nukitsuke (desembainhar e cortar) Kirioroshi (corte principal com o uso das duas mãos) Chiburi (retirada do sangue da lâmina) e Noto (embainhar a espada); existem dentro desse formato variações consideráveis.
Dentro das mais comuns encontram-se: golpear para frente com o tsuka (empunhadura da katana) antes de desembainhá-la, puxar a bainha (saya) para trás e golpear imediatamente girando-se para trás, cortar em ângulos diferentes de horizontal e vertical, diagonalmente de baixo para cima e de cima para baixo ou pela lateral, entre outros.”



Aqui em Rio Grande existe um lugar que ensina o IAIDO, onde eu faço, é a






BLACK DRAGON SCHOOL 
MESTRE: RICARDO



Espero que tenham curtido um pouco dessa minha paixão, e quem sabe você também não se interesse em praticar o iaido?! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário