segunda-feira, 13 de agosto de 2012

GREVE DOS DOCENTES FEDERAIS




Hoje quero tratar de um assunto bem sério e atual. Você esta por dentro das ultimas noticias da greve dos servidores federais?
Até onde você se importa com a situação? O que você sabe sobre a greve?
São perguntas pertinentes e acredito que todos deveríamos estar a par do que esta acontecendo e OLHAR BEM os dois lados da situação.
PRESTE BEM ATENÇÃO NESTA DECLARAÇÃO:

O advogado-geral da União diz que o não pagamento de salários a grevistas "é uma jurisprudência pacífica" do TST (Tribunal Superior do Trabalho). O governo atuará nos próximos dias e semanas para que todos os servidores parados não recebam mais seus vencimentos.

Então o governo,além de não querer mais negociar com a categoria, resolveu que não vai mais pagar o salário dos grevistas.
Hahahaha... vamos rir para não chorar...

A noticia na integra você encontra em FOLHA DE SÃO PAULO:






Mensagem de um professor universitário a todos que interessar possa:

A todos os amigos e colegas

Estou pasmado com a falta de conhecimento demonstrada pelos governantes com o que significa ser um Professor Universitário! O fato de as aulas na graduação terem sido suspensas não significa que não tenhamos nos envolvido com a pesquisa, orientação de bolsistas, e extensão, por exemplo.

Eu mesmo, nesse período, formei 3 doutores e orientei 2 doutorandos. E tenho prevista uma participação em uma banca de doutorado na universidade de Goiás no dia 24 de agosto. Essa participação, sem dúvida, envolve muito trabalho para o sistema federal, tendo em vista a leitura da tese e a elaboração de parecer.
Fiz também diversas leituras para me aperfeiçoar e comprei, do meu bolso, equipamentos de hardware e livros. Tudo isso reverterá em benefício dos meus alunos e orientados.

Não podemos aceitar ameaças de corte de ponto vindas do governo, de forma generalizada, e sem critérios específicos, bem como não podemos aceitar a ameaça que está sendo feita a nossos reitores, de serem acusados de improbidade administrativa. Os reitores não são nada além de nossos colegas, pois qualquer um de nós poderá estar ocupando, no futuro, o cargo de reitor. Penso que os reitores tem que ser apoiados nesse momento de crise. Sugiro que seja pensada pelo ANDES uma alternativa para isso.

Quem me conhece mais de perto sabe que nunca me envolvo em questões políticas. Isso tem a ver com uma razão pessoal e histórica, que não vem ao caso contar aqui. Mas ver nossa categoria ser tratada de maneira autoritária pelo PT patrão, que já deveria ser doutor em greves, é realmente assustador! Sem falar na imensa corrupção do mensalão. Só um pouquinho desse dinheiro roubado daria, provavelmente, para melhorar a educação e a saúde de nosso país.

Somos pessoas e profissionais dignos. Fizemos Mestrado e Doutorado, apostamos na carreira, e somos exemplo de ética para muitos de nossos alunos. Pagamos muitos impostos ao governo. Não somos bandidos nem líderes de quadrilhas, nem temos braços no tráfico de drogas. Não somos corruptos nem marajás. Não temos a chave do cofre para locupletarmo-nos. Aliás, somos sempre tratados com muito rigor pelos órgãos de fomento quando temos que prestar conta de nossos projetos sociais. Assim, não podemos, mesmo, aceitar esse tratamento por parte de um governo de esquerda do PT.

Não quero nem saber se a Grécia está com problemas financeiros, se a Europa está mal das pernas. Por acaso quando eles estavam bem, e nos considerando cidadãos de terceiro mundo, e brindando os lucros obtidos pela unificação da moeda, depositaram algum dinheiro na minha conta corrente? Depositaram na de vocês? Agora eles que resolvam o problema deles, e o governo brasileiro deveria governar com o rosto para o povo brasileiro e não o contrário. Só da dívida externa são, se não me engano, 2bi que vão por dia para a Europa! Que dívida é essa, que não tem fim? Os meus empréstimos pessoais sempre tiveram fim! Que estranho, não é?

Mais um ponto para reflexão! Por que aceitamos sediar a Copa do Mundo! Estão sendo construídos com bilhões de dólares cadeiras para cada turista sentar em vários estádios pelo Brasil! E olhem que nossos estádios não eram ruins! Se eles gostam tanto de futebol, não poderiam por a caso sentar por 90 minutos numa almofadinha em uma arquibancada de concreto? E vemos que não existe uma preocupação proporcional em colocar um leito à disposição de cada pessoa nos hospitais públicos. Não existe dinheiro para destinar 10% do PIB para a Educação?

Eu votei no PT, no primeiro governo, e votei no PT para eleger a presidenta Dilma. Vendo agora a falta de preparo generalizada para lidar com as greves, estou muito decepcionado. Tão decepcionado que, de agora em diante, farei tudo que estiver ao meu alcance, através do voto, principalmente, para que o PT fique de fora do governo em todos os níveis. De qualquer forma fico aberto a receber uma boa notícia por parte do governo. Ainda há tempo! Afinal, vivemos ou não em uma democracia?

Prof. Dr. Arion de Castro Kurtz dos Santos
Mestre em Física, UFRGS
PhD in Science Education, University of London
Professor Titular do IMEF – Instituto de Matemática, Estatística e Física, da FURG, em Rio Grande.
Professor e Orientador do PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG.
32 anos efetivos dedicados ao magistério superior!
37 anos de contribuição aos cofres públicos!
Parte superior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário